Esta tradução foi feita para o português brasileiro. Em caso de ambiguidades, favor me comunicar.
Este é um trabalho em progresso, e será editado frequentemente.

Olá! Seja bem vindo à comunidade SteamGifts. Nós estamos felizes que você
esteja aqui, e ainda mais felizes que você se interessou pelo FAQ! Houve
bastante confusão e debate sobre regras, ética, comportamento, etc., então
aqui apresentamos um pequeno resumo para todos.

Seções para regras e políticas são apresentadas na seguinte ordem: Regras
básicas
, Sorteios (Giveaways), Etiqueta no site, Chaves consideradas exploradas, Políticas
em Bundles
, FAQ sobre o site e pontos, e Tutoriais.


Novo no SteamGifts?

O Guia de Sorteios para o Novo Presenteador (em inglês) - créditos a cfriend

FAQ sobre Formatação (em inglês) - Como editar seus comentários na comunidade - créditos
a lokonopa

SteamGifts Addon, Mod para Menu do Steam, e App para iPhone/Android (em inglês) - créditos
a Kennyist, ronzano, e Zo

Isso vai ativar no Steam? (em inglês) - créditos a AJValentine


Equipe do SteamGifts:

cg - Administrador
Cult - Moderador
lokonopa - Moderador
Raiden - Moderador do Chat
thejadefalcon - Moderador do Chat

A equipe do SteamGifts nunca vai lhe enviar mensagens pedindo por presentes,
pedindo por detalhes da sua conta, ou ameaçando a sua conta.


FAQ pour utilisateurs francophones (em francês) - créditos para DereckShiller

Текст на русском языке доступен здесь (em russo) - créditos para DimazzzZ

Para español, haga clic aquí (em espanhol) - créditos a emiih

Jezyk polski: kliknij tutaj (em polonês) - créditos a uvi

Klicka här för Svenska (em sueco) - cŕeditos a Swishkebab


Uma atualização em pontos (em inglês)

Anúncios oficiais do cg (em inglês) - com agradecimentos a tragikos por mantê-lo atualizado.


Regras básicas

  • Por favor envie todos pedidos de suporte para o Fórum de Suporte (Support). O
    fórum geral (Forum) não deve ser usado para receber suporte dos moderadores ou
    administradores.
  • Não entre em sorteios de jogos que você já possui.
  • Não peça por qualquer tipo de pagamento ou troca para que alguém entre no
    sorteio. Essa regra se aplica aos sorteios em grupos também.
  • Não submeta links para programas de referência.
  • Não troque, venda, ressubmeta, ou doe jogos que você ganhou.
  • Não publique ou distribua links para sorteios privados a não ser que lhe seja
    explicitamente pedido.
  • Jogos ganhos devem ser redimidos na sua conta imediatamento.
  • De forma alguma implore por jogos.
  • Apenas uma conta no SteamGifts por pessoa. Favor não compartilhar contas.
  • Tente ser ativo no fórum e no chat.
  • Apenas uma conta por endereço IP. Se você tiver alguém na mesma localização
    que você usando SteamGifts, favor avisar os administradores submetendo um
    pedido ao Suporte.

Sorteios (Giveaways):

  • A pessoa que enviou o sorteio e o vencedor têm sete dias para completar o
    processo do presente. Isso inclui a ativação do presente na conta Steam do
    vencedor.
  • Favor notar que você não pode presentear jogos da sua biblioteca do Steam.
    Eles são permanentemente ligados a sua conta e não podem ser presenteados.
  • Não erre o título do jogo que está sendo dado.
  • Regras especiais para sorteios requerem a aprovação dos moderadores. Sorteios
    públicos não podem ter regras especiais. Você gostaria de saber mais (em inglês)?
  • Favor não oferecer trocas na descrição de seus sorteios.
  • Não envie chaves de jogos que são consideradas exploradas. Elas são listadas
    abaixo.
  • Não envie chaves de CDs que requiram ativações via VPN ou outros métodos para
    trespassar restrições regionais.
  • Não envie convites (guest passes), chaves para jogos em beta (com exceção de
    Dota 2), ou itens de jogos como TF2.
  • Não envie contas do Steam ou de jogos (EVE, RIFT, etc.).
  • Não envie cupons ou itens especiais do Steam, como carvões.
  • Somente concorra a DLCs se você já possuir o jogo base requerido.
  • Você deve redimir os jogos ganhos na conta com a qual você concorreu, e você
    não pode trocá-los com outros.

Etiqueta no site, fórum e chat:

  • A sala de chat e o fórum NÃO devem ser usados para a troca de jogos ou itens.
  • Favor evitar criar tópicos para discussões políticas.
  • Não envie links para programas de referência.
  • Charadas (puzzles): Não vaze, envie respostas, sugira dicas, ou publique o
    link para o prêmio ou sorteio.
  • Se você gostaria de incluir algum tipo de promoção pessoal no chat ou fórum,
    favor conversar com os administradores primeiro.
  • Seja educado com todos os usuários em todos momentos relacionados com o site,
    chat, etc.
  • Não implore ou ofereça trocas no chat ou fórum. Não mande mensagens pessoais
    para os membros do SteamGifts para estas razões.
  • Sempre agradeça as pessoas que fazem os sorteios. Agradecer não é mandatório
    para a participação de um sorteio.
  • Favor não reporte usuários no fórum ou chat. Entre em contato com os
    administradores através do Suporte.

Chaves consideradas exploradas (exploited):

  • Serious Sam: Double D
  • Dead Island
  • Call of Duty: Modern Warfare 3
  • Bulletstorm
  • Homefront Shotgun DLC
  • AI War
  • Supreme Commander / Forged Alliance
  • Portal 2
  • DiRT 3
  • Dark Messiah of Might & Magic Multiplayer
  • Eets (em certas quantidades)

Chaves do IGN Prime

  • Membros podem enviar tais chaves para sorteio.

Política em Bundles:

  • Favor não enviar chaves individuais de bundles. Isso inclui chaves para ativar um bundle completo, partes de um bundle, ou chaves individuais de seus jogos. Favor não enviar jogos de bundles enquanto eles estão em venda para evitar confusão. Estes sorteios estarão sujeitos à remoção imediata. Membros devem somente enviar links presenteáveis de bundles não usados. Pessoas que violarem tal regra habitualmente serão suspensos até segunda ordem.

Formatação:

FAQ sobre formatação (em inglês) - créditos a lokonopa

Exemplos de marcação de texto (em inglês)


Perguntas frequentes (FAQ):


Vocês estão de alguma forma ligados ao Steam?

  • Não! Nós somos um grupo de ávidos jogadores que desfrutam do incrível serviço
    de distribuição digital da Valve.

Eu terei problemas usando esse site, ou isso vai contra as regras (TOS) do Steam?

  • Até o momento, nós ainda não ouvimos qualquer reclamação com os milhares de
    jogos presenteados pela comunidade. Caso qualquer problema apareça, nós
    seremos gratos de ajudá-lo a entrar em contato com a Valve e faremos o
    possível para tratar do problema, ajudando eles a entender que os ganhadores
    possuem qualquer conexão com os usuários que proveem os jogos. Em geral,
    nós simplesmente estamos ajudando pessoas a encontrar uma forma de compartilhar
    suas cópias extras de jogos, e SteamGifts não é, de qualquer forma, um ambiente para driblar
    restrições ou preços regionais. Nós esperamos que no futuro consigamos
    envolver as pessoas que publicam jogos ou até mesmo a Valve.

O que são esses pontos?

  • O sistema de pontos foi desenvolvido para prevenir que usuários entrassem em
    cada um dos sorteios. Isso leva a um número menor de concorrentes nos
    sorteios, e provê a todos melhores probabilidades de ganhar jogos que estejam
    interessados. Novos usuários começam com 25P. Cada vez que alguém envia um
    jogo, todos os membros do site, excluindo o criador do sorteio, recebem 5% do
    valor do presente em pontos. O valor considerado é o disponível em dólares no
    Steam norte-americano. Por exemplo, caso o sorteio de um jogo de $50 seja
    criado, todos usuários do site receberão 2,5 pontos. Caso o jogo fosse de $20,
    cada usuário receberia 1 ponto. Somente sorteios públicos geram pontos para os
    usuários do SteamGifts.

    1P = $1 - Quando você participa de um sorteio, 1P é igual a $1. Se você
    participar de um sorteio de um jogo cujo valor seja $20, você investirá 20
    pontos. A qualquer momento antes do fim do sorteio, você pode decidir remover
    sua participação, e você receberá seus pontos de volta.

    O número máximo de pontos que pode ser guardado é 300. Isso foi feito para
    evitar que usuários fiquem ausentes por grandes períodos de tempo acumulando
    pontos.


Como os vencedores são escolhidos?

  • Os vencedores são escolhidos aleatoriamente. Uma tarefa no servidor fica
    procurando por sorteios terminados a cada 5 minutos. Como os sorteios sempre
    acabam em um momento múltiplo de 5 minutos, os vencedores devem ser escolhidos
    instantaneamente.

Eu recebo meus pontos de volta ao fim de um sorteio?

  • Não. Os pontos investidos são gastos na oportunidade de ganhar o sorteio. Eles
    não serão devolvidos após o fim de um sorteio.

SteamGifts me provê jogos de alguma forma?

  • SteamGifts não provê nenhum jogo diretamente. Apenas as pessoas que criam
    sorteios são responsáveis por enviar presentes. Quando você cria um sorteio,
    você afirma que você possui as cópias necessárias para presentear. Novamente,
    você não pode dar jogos que já estão ativados em sua biblioteca do Steam, pois
    eles estão permanentemente ligados a sua conta.

Eu posso ganhar um jogo para alguém que eu conheço?

  • Não. Membros somente pode entrar em sorteios para jogos que eles não possuem
    em suas contas, e somente para concorrer a jogos para uso próprio.

Eu ainda não ganhei nada, e eu conheço outras pessoas que já ganharam vários jogos. Por quê isso acontece?

  • Ganhadores são escolhidos aleatoriamente em uma base de dados no momento em
    que o sorteio acaba. O histórico de um jogador não possui influência alguma em
    suas chances de ganhar, e todos possuem uma igual probabilidade de serem
    selecionados.

Como eu posso aumentar minhas chances de ganhar ou adquirir mais pontos mais

rápido?

  • Não existe uma forma de aumentar suas chances de ganhar. Você tem as mesmas
    chances de ganhar do que os outros. Pontos, como explicado anteriormente,
    somente aumentam quando um sorteio público é feito. Atualmente, sorteios
    privados ou em grupos não distribuem pontos.

Que é a segurança utilizada para proteger as informações da minha conta do Steam?

  • SteamGifts e SteamGameSales desfrutam da plataforma OpenID do Steam (em inglês). Quando
    você decide se identificar, você é encaminhado para o site oficial do Steam,
    onde você é identificado e autentificado como sempre. Se você se identificar
    com sucesso, o Steam envia um identificador Steam ID de 64 bits, o qual é uma
    informação pública (exemplo: 76561198020696458). Apesar de nosso site ser
    extremamente seguro, caso a base de dados fosse comprometida, os seus dados
    continuariam seguros, pois as informações que nós possuímos e guardamos são
    somente dados públicos.

    Nossos sites foram verificados por moderadores oficiais do fórum do Steam
    diversas vezes, nós temos dezenas de milhares de membros, e sites como
    SteamGameSales são recomendados nos fóruns (em inglês) para acompanhar as vendas e
    reduções de preços de jogos.


Quais são os requerimentos básicos para se juntar ao site?

  • É requerido que todos os usuários tenham ao menos 50 dólares em jogos
    associados a suas contas do Steam. Isso foi feito para prevenir que usuários
    criassem múltiplas contas do Steam para uso no site, o que é considerado
    trapaça. Esse valor é automaticamente verificado quando você se registra
    usando a lista de jogos da sua conta do Steam.

Como eu saberei quando ganhar?

  • Um banner verde com uma mensagem de aviso vai aparecer em cada uma das páginas
    do SteamGifts que você acessar enquanto você estiver logado na sua conta.
    Clicar no link no banner verde o redirecionará ao sorteio ganho. SteamGifts não
    avisa os ganhadores de sorteios de outra forma.

Eu ganhei um sorteio mas não recebi meu prêmio.

  • O criador do sorteio tem uma semana para lhe enviar o prêmio via email antes
    de você poder marcar o prêmio como "não recebido". Caso tenha passado mais de
    24 horas desde o fim do sorteio, aconselha-se adicionar o criador do sorteio
    no Steam e lembrá-lo de lhe enviar o prêmio.

Eu mudei meu avatar no Steam, mas o SteamGifts continua mostrando o meu avatar anterior!

  • A troca de avatar é um processo automático e pode levar até oito horas para o
    nosso site ficar atualizado com seu avatar. Sincronizar a sua conta não afeta
    o processo.

Entendendo o parecer (feedback)

O sistema de parecer foi criado para garantir que os usuários mantenham um
mínimo de 75% de prêmios enviados e recebidos com sucesso. Um número de 3 prêmios é adicionado a esse
valor para dar espaço para novos usuários começarem. Por exemplo,

  1. Um usuário
    tem um parecer de 35 jogos recebidos com sucesso e 10 não recebidos (78%).
    Tal usuário teria um limite de 12 prêmios não recebidos antes de ficar abaixo
    de 75%, mais os 3 dados para todos usuários, ou seja, 15 ao todo. Como este
    usuário já teria 10 prêmios não recebidos, ele ainda poderia disponibilizar 5
    prêmios adicionais.

  2. Outro usuário tem 10 jogos recebidos e nenhum não recebido (0%). Ele poderia
    disponibilizar 3 jogos antes de alcançar os 75% de parecer. Novamente, 3 é
    adicionado a esse número, significando que ele poderia disponibilizar 6
    prêmios adicionais.


Sorteios privados e em grupos


Sorteios em grupos

Você pode limitar um sorteio para apenas membros de um grupo particular do
Steam. Quando criar o sorteio, selecione a opção grupo do Steam (Steam Group),
e o seu grupo de interesse. Se você não encontrar o grupo na listagem, você
talvez tenha que sincronizar sua conta.

  • Você pode disponibilizar o link do sorteio nos fóruns ou salas de chat sem ter
    que se preocupar com não-membros participando dele.
  • Não é necessário compartilhar o link. O sorteio aparecerá automaticamente para
    membros do grupo.
  • Se você é membro do nosso grupo oficial ou algum grupo do Steam que usa o site SteamGifts, você verá
    os novos sorteios aparecendo na sua lista, e eles usualmente possuem menos
    participantes do que os sorteios públicos.

Sorteios privados

A outra opção na criação de um sorteio é fazê-lo privado. Quando você escolhe
essa opção, somente terá uma URL única para o sorteio. Você pode compartilhar
tal link como você quiser. Entretanto, esteja alertado que qualquer pessoa com
acesso ao link pode entrar seu sorteio. Diferentemente de sorteios em grupos,
sorteios privados não aparecem no site. Porém, todos poderão ver que
um sorteio privado terminou de duas formas:

  • Após o ganhador aceitar o prêmio e alterar seu parecer para recebido, o seu
    nome aparecerá na listagem de últimos prêmios recebidos (Latest Received
    Gifts). O link para o sorteio não aparecerá.
  • O ganhador do sorteio terá ele listado em seu perfil na seção de prêmios
    ganhos. Novamente, o link para o sorteio não aparecerá.
  • A URL do seu sorteio privado estará disponível para você compartilhar na aba
    Administrar (Manage).

Tutoriais


Comprando um jogo como presente


Compre o jogo como presente e escolha a opção enviar por email. Use seu
próprio email.

  • NÃO ACEITE OU REIVINDIQUE O JOGO. Espere o momento que você quer presenteá-lo.
  • Na janela principal do Steam, clique no menu Jogos (Games) -> Gerenciar
    presentes e passes (Manage gifts and passes).
  • Clique no jogo com o botão direito do mouse e selecione re-enviar (resend).

Reinvidicando um jogo


  • Na janela principal do Steam, clique no menu Jogos (Games) -> Gerenciar
    presentes e passes (Manage gifts and passes).
  • Clique no jogo que você quer reivindicar.
  • Selecione re-enviar (resend) e mande o presente para o seu próprio email.
12 years ago*

Comment has been collapsed.

Still clearly a work-in-progress for the formatting, but I just wanted to say thank you very much for translating the FAQ. Incredibly useful for the non-English speakers and makes the site a lot more accessible to them.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Yeah yeah, I decided to make all formatting and linking here since it would be easier to check if things are correct.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Very nice

Tradução para português sem nenhum palavrão? Pffff

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Very nice!

Aheee BR lol

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

devia ter posto PT-BR no titulo. visto que não e portugues só

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Boa!

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Bem feita!

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Poxa, eu estava fazendo uma tradução, também! Bom, o que importa é que agora temos o FAQ traduzido para português, bom trabalho! :)
Eu apenas acho que seria bom colocar "giveaways" em parênteses quando você menciona sorteio no início, apenas para deixar claro para quem não sabe que giveaways no menu lá em cima se refere à sorteios.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Feito. Obrigado.
Eu aproveitei um tempo que eu tinha livre em umas reuniões de projetos que eu não tenho muita afinidade.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Muito bom :)
Acho que também seria interessante (talvez em outro topico) explicar para o pessoal como funciona o nuuvem.com.br, vi bastante gente querendo participar das promoções do site mas não conseguindo porque está em português.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Boa. Vou dar uma olhada nisso nos próximos dias.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

eh nois que voa

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Parabéns LuckyBoy, ótima tradução. Caso queira alguma ajuda em traduções futuras, não hesite em perguntar. ^-^

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Belo trabalho!

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Parabéns, foi muito elaborada a traduçãoe o contexto

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Bela iniciativa, vai ajudar muita gente perdida por aí^^

Engraçado ver o pessoal respondendo, tem mais brasileiro por aqui do que eu imaginava xD

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

brasileiro é praga! hahaha

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

valeu pela iniciativa!

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Fiquei com uma duvida, por exemplo, tenho um canal no YT, ai quero fazer um sorteio privado, e tipo assim, na descrição do sorteio eu falo que por exemplo o ganhador só vai receber o premio se estiver inscrito no meu canal. Ai alguem ganha, e ela não prova que ta inscrita, ai eu posso não dar o premio para essa pessoa?

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Você só pode colocar regras especiais em sorteios privados. Além disso, você precisa verificar com os admins do SteamGifts se você pode fazer isso em seu sorteio. Se eles disserem ok, ai você pode conseguir re-rolar o sorteio.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Nossa, ótima iniciativa, obrigado!

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Tenho uma dúvida: Como, alguém que está cedendo um gift, vai saber o e-mail da pessoa que venceu o sorteio?

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

O site te dá o e-mail que a pessoa cadastra no profile deles quando alguém ganha uma rifa sua.

12 years ago
Permalink

Comment has been collapsed.

Closed 12 years ago by LuckyBoy.